Skip to main content

Você sabe como fazer rastreamento de produtos no e-commerce?

A comodidade e simplicidade na compra de produtos pela internet tem feito o mercado de e-commerce crescer muito nos últimos anos. Com o aumento das vendas, entregar os pedidos de forma rápida e segura tornou-se um desafio para os administradores de lojas virtuais.

Além da escolha de uma boa transportadora, é preciso saber como fazer o rastreamento de produtos no e-commerce para garantir a qualidade na entrega do produto.

Neste artigo, explicaremos a importância na automação do rastreamento das entregas e como adotar em sua loja virtual.

Qual a importância da automação das entregas?

Automatizar a logística de entrega dos produtos do e-commerce é fundamental para o bom relacionamento entre o consumidor e o lojista. Uma vez que todo o processo de entrega é automatizado, ou seja, o lojista e o consumidor podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.

As ferramentas de integração, responsáveis pela automação, fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o lojista. Com a análise dos dados, o lojista poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.

Como é feito o rastreamento de produtos no e-commerce?

O rastreamento começa quando o pedido é concluído. Cada produto recebe uma etiqueta com um código de identificação e é separado para que a transportadora recolha. Através da integração de sistemas entre a loja e a transportadora é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega.

Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor. Esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do consumidor, já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.

Separamos as 3 principais ferramentas que são utilizadas no e-commerce para um rastreamento mais eficiente, confira:

Gateway de fretes

O processo de rastreamento dos produtos começa no momento em que o cliente efetiva a compra.

O gateway de fretes fará a integração dos sistemas da loja virtual e das transportadoras. A loja virtual poderá se comunicar com os sistemas da transportadora, obtendo assim, informações em tempo real sobre a situação da entrega.

ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de recursos da Empresa), é um software que faz a integração de todos os processos do e-commerce em um único sistema. É utilizado para auxiliar na integração das informações de transporte e fretes, por exemplo.

Essa ferramenta facilita a análise de todos os dados e define quais são as estratégias que poderão melhorar a logística de entrega dos produtos.

TMS

TMS (Transportation Managment Systems ou Sistema de Gerenciamento de Transportes), é um software responsável pelo processo de distribuição. O sistema contém informações sobre o status da entrega, fornece índices e dados para controle da performance da entrega e os documentos necessários para o transporte.

Todos os dados podem ser acessados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisões para otimização das operações e processos.

O que acontecerá se a automação do rastreamento não for feita corretamente?

O processo de rastreamento começa no momento da finalização da compra. Se algo estiver divergente, acarretará em algumas complicações. Informações discrepantes ou não tão claras diminuirão a confiança do consumidor em relação à loja. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é necessário informar os preços, prazos e eventuais taxas na hora da compra de qualquer produto.

Se a entrega não for feita ou o rastreamento mostrar informações divergentes, o consumidor poderá exigir a devolução do dinheiro, além de pedir outro produto em troca. Evitar que esse processo aconteça reforçará o compromisso da loja com o consumidor e diminuirá prejuízos na imagem da empresa.

Utilizar boas ferramentas e garantir a qualidade no rastreamento de produtos no e-commerce traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Investir na qualidade da logística de entrega dos produtos não é mais um diferencial. Hoje em dia, se tornou obrigatório para qualquer e-commerce. Por isso, garanta que o produto seja entregue e que o consumidor fique ciente de todo o processo. Informação nunca é demais!

Rastreamento de pedidos em lojas Magento

Você possui uma loja na plataforma Magento? Veja aqui como configurar o rastreamento de pedidos em lojas Magento utilizando o Frenet.

 

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais e fique informado sobre as novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

4 thoughts to “Você sabe como fazer rastreamento de produtos no e-commerce?”

  1. ola bom dia
    eu gostaria de saber como eu faço pra encontra um produtos

  2. Bom dia!
    Pelo código de rastreio informado no ato do envio dos produtos, será possível acompanhar e saber ao certo onde estão seus produtos, e informar aos clientes.
    Obrigado pelo contato.

  3. Bom dia!
    Muito obrigado pelo contato, e estamos a disposição para ajudar.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *